quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Pão do João


Esta receita foi-me dada por um amigo cá de casa e, de tanto a fazer, é conhecida como "o pão do João"... Os miúdos não gostam muito porque tem sementes (manias!) e para eles fazemos outro tipo de pão, também de mistura, mas sem elas! Fica um pão enorme (frequentemente bate no tampo de vidro) e é muito fofo. Uma delícia mesmo! Costumo congelá-lo já fatiado...
E fazemos assim (a maior parte das vezes é o meu marido que faz, portanto imaginem a ciência que é preciso para tal...):
No fundo da MFP coloquei um pouco de azeite, o equivalente a duas colh. de sopa, talvez um pouco mais. Juntei depois 350ml de água morna (1m no microondas), um pouco de sal (1 colh. café).
Pesei, ao mesmo tempo, até fazer 600 gr: 2 colh sopa de sementes a gosto, 250 gr de farinha da Nacional (têm várias: rústica, vital, etc) e o resto de farinha T65. Deitei a farinha por cima da água e, em cima desta, 2 colh da medida pequena da MFP de fermento (uso fermipan).
Programa Normal e pronto! Que cheirinho bom quando acaba de fazer!!!
Nota: Numa lata alta juntei vários tipos de farinha: papoila, linhaça, sésamo, aveia e assim, tenho sempre à mão para quando preciso...


Sem comentários:

Enviar um comentário