Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Bolo de iogurte com amêndoa



Este bolo é uma delícia! Todos têm esta receita e é tão fácil de fazer!!!
Ainda não o experimentei numa forma para bolo, untada, porque me tenho sido atacada pela "Preguiça", aquele bichinho que todos nós conhecemos tão bem, e tenho colocado num tabuleiro com uma folha de papel vegetal "pardo", daquelas que não precisam que sujemos as mãos... Tirei-a da net (mas esqueço sempre de anotar o blog...), apontei num papelito e já a fiz duas vezes. Não há quem não goste!
E fiz assim:
Colocam-se 4 ovos inteiros na batedeira e junta-se 4 copos de açúcar (medida do iogurte). Junta-se, seguidamente, 3 copos de farinha, à qual se adicionou 2 colh. sopa de chocolate em pó e 1 colh. de chá de fermento, alternando com 1 copo mal cheio de óleo.
Envolve-se no final, depois de bem batido, 100 gr. de amêndoa sem pele, moída.
E o truque está mesmo na amêndoa...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bolo de canela


Gosto muito de canela e todos cá em casa também! Logo que vi este bolinho na net, algures num blog, apontei a receita e cá está ela:
Coloquei na batedeira 5 ovos inteiros e 3 cháv. de açúcar amarelo. Deixei bater bem. Juntei  a 3 cháv. de farinha, 4 colh. de chá de canela em pó, 1 colh. de chá de fermento e, alternadamente, com 1 cháv. de leite, 1/2 cháv. de óleo e 1/2 cháv. de azeite, deitei na batedeira. Bateu bem e, como me deu um ataque de preguicite, verti a massa para um tabuleiro onde tinha colocado uma folha de papel vegetal para bolos. Forno com ele a 180* durante 30 m!

Pão-de-ló



Esta receita já é bem velhinha e é muito saborosa. Mal de muitos bolinhos, não é?
E fiz assim:
Bati muito bem 6 gemas com açúcar equivalente ao peso dos ovos. Muito bem mesmo, quase até fazer espuma... Acrescentei 5 colh. sopa de água. Depois, deita-se a farinha - metade do pesos dos ovos - onde juntei 1 colh. chá de fermento. E no fim, as claras em castelo. Forma untada.
E não façam como eu que me esqueci completamente que devia usar uma forma grande pois este bolo cresce muito... e uma boa parte saiu para fora da forma!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Pão do João


Esta receita foi-me dada por um amigo cá de casa e, de tanto a fazer, é conhecida como "o pão do João"... Os miúdos não gostam muito porque tem sementes (manias!) e para eles fazemos outro tipo de pão, também de mistura, mas sem elas! Fica um pão enorme (frequentemente bate no tampo de vidro) e é muito fofo. Uma delícia mesmo! Costumo congelá-lo já fatiado...
E fazemos assim (a maior parte das vezes é o meu marido que faz, portanto imaginem a ciência que é preciso para tal...):
No fundo da MFP coloquei um pouco de azeite, o equivalente a duas colh. de sopa, talvez um pouco mais. Juntei depois 350ml de água morna (1m no microondas), um pouco de sal (1 colh. café).
Pesei, ao mesmo tempo, até fazer 600 gr: 2 colh sopa de sementes a gosto, 250 gr de farinha da Nacional (têm várias: rústica, vital, etc) e o resto de farinha T65. Deitei a farinha por cima da água e, em cima desta, 2 colh da medida pequena da MFP de fermento (uso fermipan).
Programa Normal e pronto! Que cheirinho bom quando acaba de fazer!!!
Nota: Numa lata alta juntei vários tipos de farinha: papoila, linhaça, sésamo, aveia e assim, tenho sempre à mão para quando preciso...