Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Escritores na Cozinha com... Ana Saragoça

Foto de Mário Pires
Só comecei a cozinhar há cerca de dois anos. Fui criada numa família de excelentes cozinheiras, desde as avós até à minha irmã mais nova. Convenci-me e convenci toda a gente de que não tinha jeito nenhum para a coisa, o que me deu muito mais tempo para o que precisava mesmo de fazer: ler em doses industriais. No casamento calhou-me na rifa um homem amigo de cozinhar, portanto pude continuar a exercer a minha prioridade. 

Com a chegada dos meus filhos, fiz uma descoberta interessante: eu fazia óptimas sopas! Mas continuava a gostar mais de ler…

Quando a vida me despejou no colo o encargo de alimentar a prole, tive dois ou três momentos de pânico, mas recorri aos únicos instrumentos de que me sabia servir: os livros. 

Primeiro descobri que até tinha jeito, mas colava-me como uma lapa às receitas. E não concebia a ideia de preparar uma refeição apenas para mim. Uma sanduíche deglutida enquanto lia bastava-me. 

O prato que lhes apresento já faz parte do meu último estágio nas lides culinárias. Não fui buscá-lo a nenhum livro e só o preparo quando estou sozinha, porque há sempre alguém a quem o esparguete preto ‘parece minhocas’ e, quanto aos meus filhos, a mais nova abomina camarões e o mais velho detesta alhos (realmente, não há crianças perfeitas…). Espero que gostem. 

Spaghetti al Nero di Seppia com Camarão, Alho e Bacon

250g de spaghetti al nero di seppia (esparguete preto, tingido com tinta de choco)
Bastantes dentes de alho (5 ou 6, consoante o tamanho)
100g de bacon em cubos
125g de miolo de camarão congelado
Bastante azeite 
Orégãos
Sal

Piri-piri daquele de fazer suar a testa (opcional)

Cozo a massa em bastante água, com sal e orégãos e um fio de azeite, durante o tempo indicado na embalagem e nem mais um minuto. Depois de cozida, escorro-a de imediato. 

Numa caçarola ou frigideira ampla, aqueço o azeite (bastante, já disse?) e junto-lhe os dentes de alho em lâminas finas. Quando o alho se começa a rir, adiciono o bacon. Quando este se adivinha estaladiço, acrescento o miolo de camarão. Quando este se mostra dourado, junto a massa cozida. Envolvo tudo, mexendo de baixo para cima, corrijo o sal, junto o piri-piri, mexo mais um bocadinho, tapo e levo para a mesa. 

Sirvo cerimoniosamente um copo de Ermelinda Freitas tinto, sento-me, brindo para o écrã da televisão, e janto com o Tony Soprano. 

Ana Saragoça

2 comentários:

  1. Que coisa boa, eu tb adoro ler e, sou um pouco como a Cris, colo-me às receitas, porque tenho sempre medo de falhar!!!
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  2. Ai....Ai.....Ai.... Vou fazer amanhã. Parece uma tentação, ou é, sei lá. Obrigada amiga.

    Isa Pontes

    ResponderEliminar