Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2016

Experiências na Cozinha: "Coma Bem, Sinta-se Bem"

Ontem mostrei-vos fotos da Massala de Grão. Hoje traga-vos do mesmo livro as fotos das bolachas de aveia. 

Receitas rápidas e simples de fazer. Como gosto. Para quem não leu o post de ontem, deixem-me que vos diga que fiquei fã das pequenas dicas que este livro nos indica e que podem ser introduzidas no nosso dia-a-dia, fazendo a diferença, entre ter mais ou menos saúde. Deliciem-se com as fotos mas podem acreditar que provando elas são realmente melhores do que parecem. Doces q.b. mas com ingredientes saudáveis. A aveia foi outro alimento que introduzi aos poucos. Se fores celíaco, deves procurar a que indica "sem glúten" porque as outras podem estar contaminadas visto que passam nas mesmas máquinas que o trigo.

Bolachas de Aveia, Banana, Tâmaras (neste caso uvas passas) e Coco.

Aprendi a adoçar os doces que faço com tamaras (há uma pasta de tâmaras concentrada que utilizo também) mas devem ser daquelas "feias" sem brilho (que só faz subir o IG -índice glicémico- no nosso organismo). Mas desta vez não tinha cá. Usei uvas passas (usei 1/3 da quantidade da indicada para as tâmaras) e não foi preciso mais porque levam também três bananas esmagadas. Substituí também o óleo de colza (ando há muito para o comprar!) por óleo de coco.

Receita/Ingredientes

125 gr aveia, 125 gr tâmaras, 40 gr frutos secos picados, 50gr amendoas moídas, 75 gr de coco, 1 colh chá canela, outra de sal, outra de extrato de baunlha, 1/2 colh chá pimenta da Jamaica (não coloquei). Misturar bem.
À parte esmagar 3 bananas maduras e juntar 60 ml de óleo de colza (coloquei de côco). Juntar ao preparado anterior. Misturar bem, formar bolachas e pôr 20m em forno a 175 graus.

Antes do forno...


Depois de 20m no forno... Rápidas e muito boas! A receita rendeu 23 bolachas. Um snack fabuloso para quando nos dá a fome.



Sem comentários:

Enviar um comentário