Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2016

Experiências na Cozinha: "Coma Bem, Sinta-se Bem"

Ontem mostrei-vos fotos da Massala de Grão. Hoje traga-vos do mesmo livro as fotos das bolachas de aveia. 

Receitas rápidas e simples de fazer. Como gosto. Para quem não leu o post de ontem, deixem-me que vos diga que fiquei fã das pequenas dicas que este livro nos indica e que podem ser introduzidas no nosso dia-a-dia, fazendo a diferença, entre ter mais ou menos saúde. Deliciem-se com as fotos mas podem acreditar que provando elas são realmente melhores do que parecem. Doces q.b. mas com ingredientes saudáveis. A aveia foi outro alimento que introduzi aos poucos. Se fores celíaco, deves procurar a que indica "sem glúten" porque as outras podem estar contaminadas visto que passam nas mesmas máquinas que o trigo.

Bolachas de Aveia, Banana, Tâmaras (neste caso uvas passas) e Coco.

Aprendi a adoçar os doces que faço com tamaras (há uma pasta de tâmaras concentrada que utilizo também) mas devem ser daquelas "feias" sem brilho (que só faz subir o IG -índice glicémico- no nosso organismo). Mas desta vez não tinha cá. Usei uvas passas (usei 1/3 da quantidade da indicada para as tâmaras) e não foi preciso mais porque levam também três bananas esmagadas. Substituí também o óleo de colza (ando há muito para o comprar!) por óleo de coco.

Receita/Ingredientes

125 gr aveia, 125 gr tâmaras, 40 gr frutos secos picados, 50gr amendoas moídas, 75 gr de coco, 1 colh chá canela, outra de sal, outra de extrato de baunlha, 1/2 colh chá pimenta da Jamaica (não coloquei). Misturar bem.
À parte esmagar 3 bananas maduras e juntar 60 ml de óleo de colza (coloquei de côco). Juntar ao preparado anterior. Misturar bem, formar bolachas e pôr 20m em forno a 175 graus.

Antes do forno...


Depois de 20m no forno... Rápidas e muito boas! A receita rendeu 23 bolachas. Um snack fabuloso para quando nos dá a fome.



sábado, 20 de fevereiro de 2016

Experiências na Cozinha: Brunch de Joana Limão

Ainda a semana passada mostrei-vos aqui algumas receitas que fiz do livro Brunch de Joana Limão. Hoje trago-vos mais uma, desta vez com algumas alterações minhas, o Bolo de Banana e Framboesa. Como o meu filho caçula é alergico aos ovos e ando a (tentar) substituir o açucar, deixo-vos a receita como fiz mas também como é indicada pela Joana.
Ingredientes:
200gr de farinha de amêndoa (Como não tinha fiz com farinha de aveia. Basta triturar a aveia na Bimby ou noutro processador de alimentos).
100 gr de farinha de centeio
2 ovos (substituí por 2 colh. sopa de linhaça moída juntas com 4 colh. sopa de água)
40 gr de açucar mascavado (coloquei 1 colh. sopa mal cheia de agave e um resto de pasta de tamaras que tinha cá em casa. Sabem que as tâmaras são óptimas para adoçar e não fazem subir o índice glicémico?)
3 bananas muito maduras
Sumo de 1/2 limão
1 colh. de café de fermento em pó (devo ter posto um pouco mais)
125 gr de framboesas
Pré-aquecer o forno a 180*. Misturar as farinhas e o fermento. Juntar aos poucos os outros ingredientes à parte e misturar aos poucos as farinhas. No fim envolver as framboesas que se vão esborrachando.
Colocar numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal e vai a forno médio 40m, mais ou menos.
Ficou assim, delicioso, com um travo a banana e pequenos pedaços de framboesa que lhe deram um gostinho muito especial:

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Experiências na Cozinha: Brunch de Joana Limão

Sigo o blogue da Joana (Limonaid) creio que desde o seu início porque cada vez mais tenho consciência que somos o que comemos e que a alimentação tem um papel forte na nossa saúde, quer no que concerne no tratamento de doenças quer na sua prevenção. Adoro comiga vegetariana e, contrariando o que muitos pensam, ela é cheia de sabor e cor. Procuro frequentemente na net receitas que conjuguem esses dois factores. Como nunca fui muito dada a legumes e em casa a famosa salada de alface e cenoura era a mais tipica representante das chamadas "verduras" e sabendo o quanto elas são importantes, fui pesquisando num mundo completamente novo e fazendo alguns workshops para absorver tanta informação.
Não sou vegetariana mas reduzi substancialmente a carne, optando pelo peixe ou por outras alternativas em muitas das minhas refeições. Passei a beber leite vegetal, que faço em casa, e sumos de fruta onde a cenoura, o limão, o gengibre e a hortelã têm um lugar de destaque. Os doces são a minha perdição mas opto sempre que posso por fruta e por chocolate negro com mais de 70% de cacau, evitando os bolos de pastelaria. Sei que o açucar é muito nocivo e, hoje em dia, existem alternativas que o substituem muito bem e sem subir o índice glicémico do organismo. O meu frigorifico ficou cheio de cor, o meu colestrol agradeceu de imediato.
Bom, mas por hoje já me alonguei demasiado, tanto mais que o que vos quero falar aqui é do livro da Joana, Brunch. Como o nome indica, está cheio de pequenos snacks que sendo saudáveis são deliciosos. Marquei com um post-it os que me mais seduziram pela sua rapidez com que se preparam e pelo seu aspecto. Como podem ver o livro está cheio deles, lol!

Hoje mostro-vos fotos das Trufas Cruas de Cenoura e Coco e das Barritas de Sementes e Chocolate que fiz. Simples e fáceis de fazer.


Tenho de experimentar da próxima vez as Panquecas de Maçã e Canela e os Cupcakes de Chocolate e Amendoim...
Para mais informações sobre o livro vejam Editorial Presença aqui!