Seguidores

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Experiências na cozinha: Granola Caseira

As granolas estão na moda. Há em todos os supermercados pacotes de granola com variadíssimos ingredientes onde a aveia é a rainha, mas convém ler os rótulos. O açucar está em todo o lado, até mesmo onde menos de espera...

Já fiz granola várias vezes mas estas últimas semanas tenho feito sobretudo para um dos meus filhotes. Os cereais de pequeno-almoço "de compra" são tudo menos saudáveis e ele até é bastante receptivo a estas alterações. Para variar, não segui a receita toda mas as receitas são para isso mesmo.

Fiz assim:

Misturei a um pacote de aveia (para celíacos devem verificar se não tem gluten por contaminação) 50 gr de sementes de girassol, 50gr de sementes de abóbora, 100 gr de nozes partidas grosseiramente à mão, 100 gr de castanhas do Brasil picadas também grosseiramente num processador (usei a Bimby).

Juntei numa taça 4 colh sopa de óleo de coco, 70 ml de mel (usei um mel de confiança) e 1 colh sopa de cacau magro em pó. O mel pode ser substituido por xarope de ácer ou xarope de tâmaras que ē bem mais saudável. Mas para o D aprovar tenho de ir com calma...

Juntei esta mistura à aveia e misturei bem. Vai ao forno por 40m mexendo de vez em quando com um garfo. 5m antes de retirar juntei um pouco de arroz tufado. Retirei do forno e, ainda quente, coloquei cochocate preto 70% partido aos pedaços para que fosse derretendo um pouco e bagas de gogi.

Depois de frio foi para um frasco tapado.

Notas: Numa das granolas não coloquei o cacau em pó nem o arroz tufado. Pus flocos de coco depois de fria e sementes de linhaça antes de ir ao forno. E é isso! Pode-se variar nos ingredientes e dar largas à imaginação... Um conselho: as bagas gogi não vão ao forno porque ficam esturricadas. Ficam com um pequeno almoço saudável e podem misturar nos iogurtes (uso de soja, naturais) ou juntar alguma fruta e comer mesmo assim.

Ficam as fotos:

Granola 1

 



Granola 2 






Cris

Sem comentários:

Enviar um comentário