Seguidores

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bolo de Neve


Este é o bolo da minha infância! Aquele que ainda hoje me deixa um paladar a lembranças de menina que andava na sua bicicleta, livremente por uma terra onde, durante muito tempo não houve ódios nem guerras...
É um dos que faço frequentemente, tanto mais que os meus filhotes adoram igualmente! Não sei a razão pela qual se chama Bolo de Neve: será porque fica  branquinho?  Não leva gemas no bolo em si, elas são aproveitadas para fazer o recheio.
De qualquer forma, é um bolo muito bom, um dos meus preferidos!
E fiz assim:
Bati em creme 1/2 chav. de margarina com 2 chav. de açúcar muito bem. Alternadamente fui juntando 1 chav de leite com 1 colh. chá de essência de baunilha e 2 1/2 chav. de farinha, onde adicionei previamente 4 colh. chá de fermento e 1/4 colh. chá de sal fino. Deixei bater muito bem. Envolvi, no final 4 claras em castelo. Dispus a massa numa forma untada...e foi para o forno durante, talvez 40 m a 180 graus.
Depois de pronto abre-se ao meio e deixa-se arrefecer. Num tacho, levei ao lume 4 gemas com 4 colh. sopa de açúcar e 3 colh. sopa água e fui mexendo até engrossar um pouco. Barrei o interior do bolo, voltei a tapá-lo e deitei por cima o resto destes ovos moles rápidos.
Parece mais demorado do que é na realidade. Muito bom.

1 comentário: